top of page
scholar 2.png

Sobre

História

O Ateliê como Lugar de Encontro é uma proposta de encontros de criação, acompanhamento e cuidado tendo a expressão artística como mote. 

 

Essa proposta foi baseada na abordagem Bom Lugar que, apesar de abranger todas as idades, nasceu a partir do trabalho em ateliês com crianças, adolescentes e jovens na favela de Paraisópolis, na cidade São Paulo. 

 

A ideia é trabalhar de forma experimental, com um olhar especialmente atento às relações que se estabelecem no ateliê a partir do encontro de cada pessoa consigo, com o grupo e com o mundo. As relações são construídas coletiva e constantemente conforme vamos descobrindo o que queremos dos encontros. Com este enfoque, cada grupo se torna único e autor do modo de instauração dos ateliês que frequentam, cabendo ali a decisão dos caminhos pelos quais vão seguir em suas pesquisas artísticas e imprimindo características e estilos singulares em seus modos de ser.

 

O termo Bom Lugar, que dá nome à essa abordagem, foi dado por crianças que, nos ateliês em Paraisópolis orientados pela artista Juliana Cordaro, participavam ativamente do grupo de criação vivenciando os encontros e contribuindo para a construção do que realizavam ali.

Artista Propositora

Há 27 anos Juliana Cordaro trabalha com artes visuais e as interseções com a educação e a saúde. Seu caminho tem sido feito de experimentações entre aquilo que, como artista, descobre ser interessante propor às pessoas, o que diz respeito às questões da coletividade e o que reverbera, ganha corpo e significado para as pessoas que participam das sua propostas. 

 

Atuou em diversos espaços e instituições públicas e privadas, com diferentes públicos, desenvolveu projetos autorais como a Pequena Biblioteca Voadora, Projeto Memória Viva e Quintal Aberto e também contribuiu com programas sociais públicos e privados nos campos da arte, educação e saúde.

 

Por seis anos orientou ateliês para mais de 100 crianças, adolescentes e jovens na favela de Paraisópolis, trabalho que deu origem à abordagem Bom Lugar.

Hoje, com base nessa abordagem, além de oferecer O Ateliê como Lugar de Encontro, ministra também cursos de formação para profissionais da arte, educação, saúde e interessados em geral.

julianacordaro.com

Imagem do WhatsApp de 2023-08-07 à(s) 21.33_edited.jpg

Juliana Cordaro

Artista Propositora

​Contato

Para diálogos, propostas e maiores informações sobre este trabalho, entre em contato:

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Instagram
Obrigada pelo envio!
bottom of page